2 Lameque: Descendência de Caim e Sete
- carlosunix
- 28 de mai.
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de mai.

Vou apresentar uma reflexão sobre duas pessoas completamente diferentes. São 2 homens com o mesmo nome, Lameque, mas com histórias completamente distintas no Gênesis.
Lameque, filho de Sete
Entre Gênesis 5:25 a 30 temos uma rápida narrativa da trajetória do nascimento de Lameque até a sua morte, filho de Matusalém (o homem que mais viveu segundo o relato bíblico), e neto de Enoque (o sétimo depois de Adão na linhagem, e que andou com Deus e foi tomado por Deus sem passar pela morte).
Lameque teve um pai longevo e um avô incrivelmente próximo de Deus e continuou estendendo a linhagem abençoada, tendo um filho aos 180 anos, ao qual deu o nome de Noé. O restante da vida de Noé é história e uma história emocionante, com certeza.
Antes de lermos o breve relato de Lameque e sua família no capítulo 5 de Gênesis, temo a história de outro Lameque no capítulo 4. Vejamos!
Lameque, filho de Caim
Gênesis 4:18 a 24 narra o nascimento e façanhas de Lameque, descendente de Caim, um homem perverso e sem escrúpulos. Ele era mau. Era parte de um povo que levou sua descendência à ruína, construindo a cidade de Enoque, crescendo e cometendo toda sorte de crimes e pecados antes do Dilúvio.
Jesus chegou a utilizar o exemplo da imoralidade dos dias antes do Dilúvio para dizer como estariam os dias antes de sua segunda vinda: assim como foram nos dias de Noé (Mateus 24:31).
As gerações do primeiro Lameque foram de várias maneiras contemporâneas das gerações do segundo Lameque. Tanto que no capítulo 6 verso 2 de Gênesis, os filhos da descendência dos filhos de Deus se casaram e tiveram filhos e filhas com os descendentes dos filhos dos homens (filhos de Caim). Alguns interpretam erroneamente esse verso fazendo alusão a uma relação sexual entre anjos (ou seres celestiais) e seres humanos, mas a Bíblia da todos os indícios de que não é nada disso.
Enfim, achei interessante a Bíblia trazer duas histórias tão próximas de pessoas com o mesmo nome, considerando que os nomes naquela época eram importantíssimos e até determinantes na cultura local. Duas histórias, dois Lameque, antagônicos na linhagem e, pelo que tudo indica, em caráter. Duas "nuvem de testemunhas" (Hebreus 12:1,2) que levaram gerações a caminhos também diferentes.
Um Lameque, descendente de Caim, mau e perverso, perdido e violento. Outro Lameque, descendente de Sete, pai de Noé e filho de Matusalém, linhagem chamada de filhos de Deus. Somente existem dois caminhos nessa nossa jornada na Terra, Jesus deixou isso claro em Mateus 7:13-14, e ainda acrescentou que um era mais fácil e o outro era mais difícil, estreito.
Seguiremos o caminho e o testemunho de qual linhagem, de qual dos Lameque?


Comentários