O 1º Dia da Criação: A Luz e muito +
- carlosunix
- 21 de jun.
- 4 min de leitura

O que Deus criou no primeiro dia? A luz, sim, mas não foi somente a luz. Deus criou os céus e a terra sem forma e vazia, estes foram os atos de Deus no primeiro dia da semana da criação.
A resposta que muitos dão para esta pergunta, colocando somente a luz como ato de criação no primeiro dia, está baseada em uma leitura parcial de Gênesis 1, que diz:
Deus disse: ― Haja luz. E houve luz. Deus viu que a luz era boa e fez separação entre a luz e as trevas. Deus chamou à luz “dia”, e às trevas chamou “noite”. Passaram‑se a tarde e a manhã; esse foi o primeiro dia. Gênesis 1:3-5.
Então, Deus criou a luz no primeiro dia. Está bem claro no texto bíblico que a luz que Deus chamou à existência naquele lugar e hora e denominou de dia foi criado naquele instante da semana da criação.
No entanto, Deus não criou somente a luz no primeiro dia. Deus também criou o céus e a Terra (sem forma e vazia).
No princípio, Deus criou os céus e a terra. A terra era sem forma e vazia; havia trevas sobre as águas profundas, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. Gênesis 1:1-2.
Porque em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há, mas, no sétimo dia, descansou. Êxodo 20:11.
Os dois primeiros versos de Gênesis revelam que Deus criou os céus e a terra, e esse relato está também no primeiro dia da semana da criação. Moisés em Êxodo fala que foi dentro dos 6 dias literais que Deus criou o céus e a terra com tudo o que neles haviam.
Um detalhe também aparece aqui no texto, Deus cria o espaço (céus) e a terra (sem forma e vazia), e no verso 2 de Gênesis 1 temos as "águas" que logicamente passaram a existir por um ato divino, o que nos leva diretamente para o verso anterior.
Ainda sobre as águas existentes em Gênesis 1:2, temos na sequência da criação que Deus cria o "firmamento" no segundo dia, que é o nosso céu terrestre, como um espaço (atmosfera) entre as águas em cima do firmamento, e no terceiro dia, que Deus juntou as águas que ficaram depois do firmamento (criando os mares) e fez aparecer a porção seca (terra). De onde veio toda essa água? De baixo e de cima do firmamento? Veio do primeiro dia da criação.
No primeiro dia Deus criou o céu (com água) e a terra (sem forma e vazia), e criou a própria luz, instituindo o sistema dia e noite, sendo dia a parte da luz, e noite a parte escura onde estava a terra sem forma e vazia nas trevas da escuridão.
Tudo parece estar conectado, perfeitamente narrado no texto bíblico.
Contudo, a explicação que muitos tem dado para o texto bíblico considera que os dois primeiros versos de Gênesis não se referem ao período da semana da criação, mas está relacionado ao relato da criação do Universo, no princípio de tudo. Existindo assim, dois momentos de criação, com um intervalo entre Gênesis 1:1-2 e o restante de Gênesis 1.
No entanto, "os céus e a terra" que encontramos no primeiro verso de Gênesis é o mesmo céus e terra encontrados em Êxodo, que são todos criados em 6 dias. Por isso, parece difícil não considerar que o texto bíblico esteja declarando que Deus criou tudo no primeiro dia da semana, os céus, as águas, a terra sem forma e vazia e a luz, onde houve tarde e manhã o primeiro dia.
Pensando no sistema solar, na lua e toda a estrutura que Deus foi criando no restante da semana da criação, podemos considerar que o próprio espaço (céus) deveriam ser criados para que Deus preenchesse com os corpos celestes, atmosfera e leis físicas que regem. O espaço e a terra sem forma e vazia foram criados no primeiro instante do ato criador de Deus, na noite (tarde) do primeiro dia. E depois Deus criou a própria luz (manhã), que deu a separação e estrutura de dias que temos até hoje, de "tarde e manhã", cada dia.
Deus cria os céus e preenche, cria a terra sem forma e vazia, e ao longo da semana preenche e dá forma naquilo que não tinha nenhuma forma. A narrativa bíblica parece claramente unificada, a tal ponto, que o mesmo autor de Gênesis repete em Êxodo que foi em seis dias que Deus criou o céus e a terra, e tudo o que neles há, uma referência direta ao ato criador de Deus. O sétimo dia de descanso da semana da criação em Gênesis, lembrado em Êxodo nos 10 mandamentos, apontam para a criação.
E um detalhe importantíssimo, em Êxodo, o que o autor escreve, na verdade, são as palavras do próprio Deus ao escrever os seus 10 mandamentos nas tábuas de pedra.
Repetindo, Deus no primeiro dia os céus, a terra (sem forma e vazia), envoltos em águas e a luz. Tudo isso constituíram o primeiro dia da semana, o período básico de tarde e manhã.
Muita coisa ainda pode ser dita sobre esse assunto, mas vamos continuar em outro momento.

Quanto à luz do sol e da lua no quarto dia, a minha hipótese é de que não havia, ainda, até o quarto dia, a rotação da terra em torno do seu eixo. O sol e a lua já existiriam, mas devido a não ter rotação ainda não era visível em um lado da Terra. Se olharmos no Google Maps no computador, se for virando o planeta, tem praticamente um lado da terra que não tem continente, onde está o oceano Pacífico. Outra hipótese é que as nuvens seriam muito expessas até aquele momento e não deixavam aparecer a luz do sol, da lua e das estrelas.
Eu entendo que o planeta já existia, e como diz a Bíblia, "era sem forma e vazia". Acredito que a parte rochosa da terra já existia, e a água também já existia, pois a Bíblia diz que o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. Provavelmente a água cobria toda a parte rochosa. Claro que Deus também criou esta parte rochosa e a água, mas talvez num outro momento anterior ao relato da criação.