top of page
Buscar

Cidade de Enoque: Abundância, festas e tecnologia


Imagem meramente ilustrativa
Imagem meramente ilustrativa

Na Bíblia o primeiro relato de uma cidade parece descrever uma cena de um ambiente com abundância de alimento, tecnologia e festas. Em Gênesis 4 parece indicar essas características da primeira cidade bíblica, fundada pelo amaldiçoado Caim e construída sobre um pilar de impiedade e violência.


Essa é uma leitura e interpretação possível do texto. Em Gênesis 4:17 está escrito o seguinte: “E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque”.


Esse texto é incrível. Ele aponta o surgimento da primeira cidade criada pelo ser humano, conforme o relato bíblico, a cidade de Enoque. Essa cidade é uma criação de Caim (apesar de existirem intepretações da tradução que coloquem o próprio Enoque como criador). Caim, neste momento, já era um assassino, fugitivo e amaldiçoado. Apesar de ser o primogênito de Adão e Eva, era um ser humano que seguiu o seus próprios caminhos.

Era alguém que vivia conforme o seu coração e seus impulsos.


E não surpreende que sua descendência tomou o mesmo caminho, pois na sequência do texto bíblico, Lameque, a quinta geração depois de Caim, foi um homem perverso a tal ponto, que o escritor de Gênesis (Moisés) destacou um “provérbio” dito pelo próprio Lameque:


“E disse Lameque a suas mulheres Ada e Zilá: Ouvi a minha voz; vós, mulheres de Lameque, escutai as minhas palavras; porque eu matei um homem por me ferir, e um jovem por me pisar. Porque sete vezes Caim será castigado; mas Lameque setenta vezes sete.” Gênesis 4:23 e 24.


Que “ignorância”, que estupidez à de Lameque. Nele também vemos o primeiro relato de Poligamia. E em Gênesis 4 temos muitos “primeiros”.


  1. Primeira cidade, Enoque. Gênesis 4:17;

  2. Primeiro poligâmico, Lameque. Gênesis 4:19;

  3. Primeiro pecuarista e morador de tendas, Jabal, filho de Lameque. Gênesis 4:20;

  4. Primeiro músico, Jubal, irmão de Jabal. Gênesis 4:21;

  5. Primeiro mestre de toda obra de cobre e ferro, Tucalcaim, filho de Lameque e Zilá.


Agora, pensemos, a primeira cidade no mundo foi fundada por Caim, um assassino fugitivo e amaldiçoado. Dele nasceu e cresceu junto com a cidade seus filhos e descendentes, com homens perversos e também assassinos violentos como Lameque, que faziam e pervertiam até o casamento, com poligamia. Nesse contexto, de multiplicação e crescimento da cidade, surgi a necessidade de uma abundância de carne, e então surgi o pai da pecuária em grande escala (Jabal).

Além da carne, surge o pai da música, Jubal, uma ótima referência a festas que deviam ocorrer nessa cidade. Por fim, uma cidade onde os principais construtores e a tecnologia crescia, surgi ali o mestre e pai daqueles que manuseavam cobre e ferro, Tubalcaim. E para que serviriam essas manipulações de minerais, senão para armas, conflitos, construções, etc.

Como o título deste texto sugere, a cidade de Enoque foi uma cidade perigosa, abundante de alimento, festas e tecnologias, mas que carecia da benção de Deus.

Certamente não era o plano de Deus que fosse dessa maneira. E apesar de o alimento, a música e as tecnologias serem hoje importantes, naquele contexto elas obviamente era desvirtuada para um uso pecaminoso. Até porque somente quando Sete nasceu, em Gênesis 4:25, é que se começou a invocar o Senhor. Então aquela música toda que surgiu antes provavelmente foi para invocar outras coisas, mas não o Senhor.

Essa história pode nos ajudar a refletir dos perigos que encontramos nas cidades, principalmente as grandes cidades. O crime nelas é muito maior. Criar e construir famílias e viver nossas vidas nesse planeta, deveria ser mais próximo da natureza do que amontoados em cidades poluídas e cheias de violência. Deus pode trabalhar em todos os lugares. Mas só pela origem da primeira cidade bíblica, já podemos ter uma ideia de onde surgiu a herança que temos hoje espalhada nas cidades do mundo.

 

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page