O perigo na beleza, Absalão: o homem mais belo
- carlosunix
- 14 de jun.
- 2 min de leitura

A beleza (estética) é algo que podemos observar na criação de Deus. Mas, infelizmente, a beleza pode se tornar em uma armadilha de perdição. A Bíblia está repleta de histórias e lições sobre beleza. A história de Absalão será o foco agora. O Senhor revelou o seguinte, que:
Que descrição impressionante. O autor diz que a beleza de Absalão, filho de Davi, era tão grande, que ninguém em Israel se comparava com ele. Não havia "nenhum defeito", era perfeito. Nesse momento, as escrituras destacam os volumes dos cabelos, com o peso e tudo mais, provavelmente um forte sinal de beleza na época. Era o mais "elogiado" em todo o território israelita pela sua beleza e a Bíblia ainda destaca que sua filha também era "uma linda mulher." Era uma família de pessoas bonitas.
No entanto, por mais belo que fosse Absalão, e por mais elogiado que tivesse sido em todo o Israel, sua posição privilegiada e beleza o levou a se exaltar acima do rei, seu pai, buscando o favor do povo (1 Samuel 14:4-6). Satanás também se exaltou e pecou contra Deus devido a maneira que considerou e usou sua beleza:
"Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti."
Ezequiel 28:17 (ARC)
Absalão era um belo homem, mas somente de aparência. Faltava nele os frutos do Espírito (Gálatas 5:22 e 23). Um caráter justo e reto. Foi um filho que se deixou levar pelas lisonjas e entrou em rebelião contra o ungido de Deus, seu próprio pai.
Devemos aprender que a beleza e aparências podem enganar, até mesmo um multidão e nação, levando por caminhos tortuosos e de morte, como foi o caso de Absalão.
Em outro momento, Deus falou para Samuel sobre a beleza dos irmãos mais velhos de Davi, principalmente Eliabe:
"O Senhor, contudo, disse a Samuel: “Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração”."
I Samuel 16:7 (NVI)
A beleza provém de Deus, mas quando está a serviço da exaltação própria, se torna um laço pela qual qualquer homem ou mulher pode cair em pecado e desgraça. A única segurança é deixar toda a glória e louvor para Deus, buscando exaltar as benções que recebemos de Suas mãos.

Comentários