Impérios revelados - Daniel 2
- carlosunix
- 5 de jun.
- 2 min de leitura
No capítulo 2 do livro de Daniel é revelado uma sucessão incrível de reinos profeticamente apresentados em sonho a Nabucodonosor, rei da Babilônia.
O sonho foi de uma estátua grande e terrível (verso 31). "A cabeça era de fino ouro, o peito e os braços, de prata, o ventre e os quadris, de bronze; as pernas, de ferro, os pés, em parte, de ferro, em parte, de barro."
Nabucodonosor viu essa terrível estátua em um sonho, e ficou extremamente perturbado. Quando o profeta Daniel começou a contar o que ele tinha sonhado, sem o rei ter dito nada, ele percebeu que essa era uma revelação divina, e prostou-se diante de Daniel (verso 46).
Deus não somente revelou o sonho de Nabucodonosor através de Daniel, mas deu a sua correta interpretação para o rei da Babilônia.
Estátua Terrível
Cabeça de Ouro - Reino da Babilônia (Verso 38);
Peito e Braços de Prata - Um segundo reino, menos glorioso que o primeiro (Verso 39);
Ventre e Quadris de Bronze - Um terceiro reino, que seria grande, alcançando toda a terra (Verso 39);
Pernas de Ferro - Um quarto reino, forte como o ferro (Verso 40);
Pés de Ferro e Barro - Um quinto reino, dividido, ao mesmo tempo forte (ferro) e fraco (barro), tentando se unificar mas não conseguindo (Verso 42 e 43).
O entendimento é de que essa sucessão de reinos sejam as seguintes ao observar a história secular:
Cabeça de Ouro - Reino da Babilônia
Peito e Braço de Prata - Reino dos Medos e Persas
Ventre e Quadris de Bronze - Reino da Grécia
Pernas de Ferro - Império Romano
Pés de Ferro e Barro - Império Romano dividido e em declínio.
Deus é soberano. Séculos antes da formação desses impérios, Deus revelou aos seus servos as coisas que deveriam acontecer (Apocalipse 1:1). Deus revelou o desenrolar da sucessão de impérios, antes mesmos de tudo existir. Deus sabe de todas as coisas e controla a linha principal do tempo. A Bíblia deixa isso bem claro. Por isso, podemos confiar que Ele reina, e que a Sua salvação mão governa a História.


Comentários