top of page
Buscar

Davi, um filisteu? O preço de confiar no próprio coração...



ree

Davi era um filisteu? Não, mas morou entre os filisteu e serviu aos filisteus por vontade própria durante 1 ano e 4 meses. Gênesis 27 apresenta essa história impressionante.


Golias, o grande guerreiro filisteu foi derrotado por Davi, e a batalha foi vencida por Israel (Gênesis 17). Davi carregou na mão a cabeça de Golias até o seu rei Saul (Gênesis 17:57). Davi então se tornou um grande guerreiro, lutando nas batalhas de Israel, até se tornar alvo da inveja de Saul e viver como fugitivo.


Deus protegeu Davi do gigante Golias, protegeu Davi nas batalhas e protegeu Davi dos vários ataques e da perseguição do rei Saul (Gênesis 26).


Mas Davi, certo dia, cansado de ser perseguido por Saul e viver fugindo, pensou "consigo mesmo: Pode ser que algum dia venha eu a perecer nas mãos de Saul; nada há, pois, melhor para mim do que fugir para a terra dos filisteus..." (Gênesis 27:1)


Jeremias 17:9 diz que "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?"


Davi, neste momento, deixou o seu coração engana-lo, assim como aconteceu tempos depois quando ficou ocioso no palácio, enquanto devia estar no campo de batalha como rei de Israel, e nestes dias, adulterou, assassinou, conspirou, mentiu e pecou em vários sentidos, mostrando o quão longe o pecado pode trazer ruína e sofrimento para aqueles que se apegam a ele.


Voltando para Gate, Davi resolve então em seu coração viver entre os filisteus, para não ficar fugindo de Saul. Venceu os filisteu no passado, agora se entrega como servo de Aquis. Ele nem se lembrou do Senhor nesse momento. "Pode ser que algum dia" era a expressão de alguém que não confiava naquele momento em Deus, um perigo que todos nós podemos correr. Essa suposição de Davi o levou a procurar um dos piores inimigos de Israel e de Deus, buscando proteção e asilo.


Cadê o Deus que te protegeu em todos os momentos Davi? Como o nosso coração pode ser enganoso. Davi soube disse, reconhecendo esse enorme perigo de confiar no coração humano e em seus pensamentos, ao dizer posteriormente, "cria em mim, ó Deus, um coração puro" (Salmo 51:10).


Chegou o servo de Deus, Davi, a se tornar servo de Aquis, um filisteu. Tudo por ouvir o próprio coração. Foi ao ponto de afirmar, como vimos, que "nada há, pois, melhor para mim", que falta de confiança, que pensamento prejudicial.


Aquilo que Davi pensou "consigo mesmo" o levou a caminhos maus. Ele não era filisteu, mas viveu entre os filisteus, servindo os filisteus, atendendo os pensamentos de seu coração.

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page